Pratos Principais
Lasanha de Curgete e Cogumelos

Está a decorrer a Semana Vegetariana e para comemorar, a Patricia do Not Guilty Plesuare vai publicar durante esta semana um post por dia, na qual ela convidou algumas pessoas para falarem sobre o tema e partilharem uma receita.
Fui uma das convidadas, o que me deixou muito lisonjeada 🙂 Respondi a umas questões que a Patricia me colocou e fiz esta receita.
Não se esqueçam de lá ir espreitar.
Ingredientes:
- 12 a 14 cogumelos frescos (grandes)
- 2 courgettes grandes
- 1 alho francês pequeno
- 1 beringela pequena
- 2 dentes de alho
- 3 colheres de sopa de vinho branco
- Especiarias a gosto (usei 3 pimentas e pimentão-doce)
- Azeite e sal q.b.
- Pão ralado (opcional)
- 1/2 pacote (100ml) de natas vegetais (para verter no fim por cima da lasanha)
Molho Béchamel:
- 300ml de natas vegetais
- 300ml de água
- 1 fio de azeite
- 60gr farinha (2 colheres de sopa cheias)
- Noz moscada, pimenta e e sal
Preparação:
Comece por cortar as curgetes às fatias finas, usando o descascador de cenouras ou outro utensílio próprio se tiver, mergulhe-as em água a ferver (mas já fora do lume) e deixe-as lá durante 15 minutos, depois escorra bem.
Num tacho coloque o azeite, o alho picado, o alho francês às rodelas finas e as especiarias. Acrescente a beringela aos bocados pequenos, os cogumelos às fatias, regue com o vinho e tempere com sal. Deixe cozinhar.
Numa travessa disponha os ingredientes em camadas pela seguinte ordem: béchamel, fatias de curgete e preparado de cogumelos. Repita por esta ordem até acabar os ingredientes. Termine com a curgete e béchamel por cima, se desejar polvilhe com um pouco de pão ralado.
Leve ao forno a 160ºC por 30 minutos ou até dourar.
Nota: Escorra o caldo do preparado de cogumelos antes de formar a lasanha pois a curgete não é como a massa que absorve o caldo quando vai ao forno.
3 comentários
Quero isto um dia destes 😛
parece tão boa!
Uma vez fiz uma lasagna (o ano passado) com cougette e beringela a substituir a massa. (receita The Love Food)
Ficou tão bom! jazuz!! =P
Beijinhos
E com Tofu né? acho que já vi lá essa receita.
Beijinhos*